Ao comprar produtos sem registro ou calar-se quando adquirem produtos irregulares com relação a sua procedência ou condições de salubridade, você está contribuindo para a clandestinidade e colocando em risco não apenas a sua saúde, mas, a de toda a população.
Fique atento!
Todos os produtos de origem animal oriundos de estabelecimentos registrados no DIPOA (
Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) estampam o carimbo de Inspeção em seu rótulo ou embalagem. Esta é a garantia de que o produto foi elaborado conforme as normas sanitárias brasileiras e sofreu verificações de órgãos governamentais responsáveis pela inspeção e fiscalização de produtos, cada um no âmbito da sua competência: Federal, Estadual e Municipal, durante seu processo de fabricação.
Confira, sempre, o rótulo do produto que você adquire e certifique-se de que está adquirindo produtos inspecionados.
Os rótulos possuem os carimbos dos Serviços Veterinários Oficiais dos municípios
(SIM), estados
(SIE), ou da federação
(SIF).
Quando a carne se apresenta em cortes e embalada, a rotulagem deve conter as informações necessárias sobre o estabelecimento que a processou.
Quando a carne está em peças é possível observar os
carimbos de inspeção (de cor azul/roxa, feitos com tinta atóxica) em cujo interior existe um número que identifica o estabelecimento produtor. Se as peças estiverem em cortes e não houver nenhuma identificação do estabelecimento produtor,
exija do estabelecimento varejista a nota fiscal de compra da carne oferecida para venda. Isto lhe permitirá constatar se a carne veio de estabelecimento registrado ou não.
Produtos embalados sem rótulos, ou que utilizam rótulos falsos são de origem duvidosa quanto às condições de higiene, são produzidos à margem da legalidade e representam alto risco a sua saúde. Produtos com rótulos que não apresentam informações sobre registro nos órgãos de inspeção, dados de identificação do estabelecimento, a data do processamento, a data de validade, a temperatura de conservação podem representar
risco a sua saúde.
Portanto, caso não se comprove a origem e o registro da carne, ou de quaisquer outros produtos de origem animal,
você consumidor, deve
denunciar o estabelecimento às autoridades competentes, para que seja feita a
verificação da origem e qualidade do produto oferecido.
Encontrou alguma irregularidade?
- Em caso de dúvidas ou mesmo de denúncias, as mesmas podem ser encaminhadas ao S.I.M. de Araputanga no endereço eletrônico:
(
sim@araputanga.mt.gov.br ), ou por telefone (65) 3261-1100
Consumidor esteja atento!
Direito, Código... São seus! Portanto, trate-os como tal. Exija que sejam respeitados.